segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Coluna "Quintal de Casa"


Por Hélcio Silva

(18 / 09 / 2017)

Bom Dia - Paz na Terra! Não à violência!




HOJE É DIA DE GIRA...

Hoje é dia de gira no terreiro de Mãe Sinhá / Ela não mora aqui e nem mora acolá / Ela mora longe, bem longe deste lugar // No terreiro de Mãe Sinhá tem canto de Sabiá / Canta cabocla Jurema, os cantos de Oxalá! / Lá tem luz do céu celeste que brilha em todo lugar!...

De HS, direto do “Quintal de Casa” (18 / 09 / 2017)

HOJE É DIA DE JOSÉ DE CUPERTINO...

Hoje é dia 18 de setembro!... Dia de São José de Cupertino. O poder da oração levou São José de Cupertino para o convento franciscano e ao sacerdócio. O santo de hoje nasceu num estábulo, a exemplo de Jesus, em Cupertino, no reino de Nápoles, a 17 de junho de 1603. Filho de pais pobres, Cupertino tornou-se um pobre que enriqueceu a Igreja com sua santidade de vida. Quando menino era a tal ponto limitado na inteligência que pouco aprendia e apresentava dificuldades nos trabalhos manuais, porém, de maneira extraordinária progrediu no campo da oração e da caridade. O poder da oração levou São José de Cupertino para o convento franciscano e ao sacerdócio, precisando para isso que a Graça suprisse as falhas da natureza. Desde então, manifestavam-se nele, fenômenos místicos acompanhados de curas milagrosas, que o tornou conhecido e procurado em toda a região. Dentre os acontecimentos espirituais o que muito se destacou foi o êxtase, que consiste naquele estado de elevação da alma ao plano sobrenatural, onde a pessoa fica momentaneamente desapegada dos sentidos e entregue totalmente numa contemplação daquilo que é Divino.

São José era tão sensível a esta realidade espiritual, que isto acontecia durante a Santa Missa, quando rezava com os Salmos e em outros momentos escolhidos por Deus. Somente num dos conventos onde viveu 17 anos, seus irmãos presenciaram cerca de 70 êxtases do santo. A fama das curas milagrosas se alastrava como uma epidemia, exaltando a imaginação popular, e obrigando o Frei José, a ser transferido de convento para convento. Mas, os fenômenos se repetiam e o povo o acompanhava na fé..
Como na vida da maioria dos santos não faltaram línguas caluniosas que, interpretando mal esta popularidade, atribuiu-lhe poderes demoníacos aos seus milagres e êxtases, ao ponto de denunciarem o santo Frei ao Tribunal da Inquisição de Nápoles. O processo terminou reconhecendo a inocência do religioso, impondo-lhe, porém, a reclusão obrigatória e a transferência para conventos afastados.
Depois de sofrer muito e de diversas maneiras, predisse o lugar e o tempo de sua morte, que aconteceu em 18 de setembro de 1663, contando com sessenta anos de humilde testemunho e docilidade aos Carismas do Espírito Santo.
Foi beatificado por Bento XIV em 1753 e canonizado por Clemente XIII em 1767.
São José de Cupertino, rogai por nós!

DODGE TOMA POSSE HOJE

Raquel Dodge assume nesta segunda-feira o comando do Ministério Público Federal, uma das instituições mais importantes e poderosas do país. Nomeada pelo presidente Michel Temer, ela vai substituir Rodrigo Janot como Procuradora-Geral da República (PGR) na condução das investigações da Lava Jato contra autoridades com foro privilegiado.

GENERAL FALA EM INTERVENÇÃO MILITAR

O general do Exército da ativa Antônio Hamilton Martins Mourão falou por três vezes na possibilidade de intervenção militar diante da crise enfrentada pelo País, caso a situação não seja resolvida pelas próprias instituições. A afirmação foi feita em palestra realizada na noite de sexta-feira, na Loja Maçônica Grande Oriente, em Brasília, após o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciar pela segunda vez o presidente Michel Temer por participação em organização criminosa e obstrução de justiça. Janot deixou o cargo nesta segunda-feira. A atitude do general causou desconforto em Brasília. Oficiais-generais criticaram a afirmação de Mourão, considerada desnecessária neste momento de crise.

O PONTO CHAVE DE MOURÃO...

“Ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós teremos que impor isso”, disse Mourão em palestra gravada, justificando que “desde o começo da crise o nosso comandante definiu um tripé para a atuação do Exército: legalidade, legitimidade e que o Exército não seja um fator de instabilidade”.

NÃO SOU POLÍTICO, SOU SOLDADO...

Mourão estava fardado ao fazer a palestra. Ele permanece no serviço ativo no Exército até março do ano que vem, quando passará para a reserva. O general Mourão disse que não vai se candidatar, apesar de existir página nas redes sociais sugerindo seu nome para presidente da República. “Não. Não sou político. Sou soldado”.

JANOT NÃO FOI CONVIDADO...

Tô lendo e vendo, aqui, em Notícias ao Minuto, Janot dizendo que não foi chamado para posse de Dodge...

JANOT GANHOU ARCO E FLECHA...

Em seu último dia útil como procurador-geral da República, Rodrigo Janot se despediu do cargo com uma cerimônia interna restrita com apenas membros da Procuradoria e servidores. Janot fez um balanço de sua gestão e ganhou de presente um arco e flecha, enviado pela tribo Xokó, de Sergipe. O presente foi uma alusão à frase “Enquanto houver bambu, lá vai flecha”, dita pelo procurador-geral da República na reta final de seu mandato.

A CHAVE DE CADEIA PRA LULA...

Muita gente já nem mais duvida: Lula vai pra cadeia... Por isso e por mais algumas coisas, jornalistas já mostram o caminho. Li agora o Cláudio Humberto:

DELAÇÃO DE PALOCCI É CHAVE DE CADEIA PARA LULA

Em sua proposta de acordo de delação premiada, o ex-ministro Antonio Palocci oferece ao Ministério Público Federal, sem explicitá-la, a oportunidade de finalmente provar que doações ao Instituto Lula não passaram de propina para o ex-presidente. A força-tarefa já comprovou que empreiteiras investigadas na Lava Jato fizeram depósitos de ao menos R$30 milhões ao Instituto, enquanto roubavam a Petrobras.

TREMORES DE TERRAS ATINGEM CIDADES DO PARANÁ...

Li nesta manhã no G1 Paraná: Tremores de terra atingem cidades do Paraná: Tremores foram registrados pelo Centro de Sismologia da USP em Rio Branco do Sul e São Jerônimo da Serra. Nenhum atendimento foi registrado entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda, segundo o Corpo de Bombeiros.

COCHILOU, CAPOTOU...

Acabei de ler no Portal Banda B, de lá da bela Curitiba:
Cinco pessoas levaram um grande susto na tarde deste domingo (17), na BR-277, na chegada em Curitiba. O carro em que estavam capotou várias vezes na pista até parar do outro lado da rodovia. Felizmente, não atingiram nenhum outro veículo e todos os ocupantes saíram praticamente ilesos. “Tiveram muita sorte porque o acidente foi grave”, disse o sargento Coelho, do Siate.

O acidente aconteceu por volta das 15 horas, na pista da BR-277 sentido Curitiba, a cerca de 400 metros do Viaduto do Orleans. Segundo informações apuradas no local, o motorista do veículo Palio perdeu o controle da direção e capotou diversas vezes até parar na pista sentido contrário, já no barranco às margens da rodovia. No carro estavam dois casais e um homem, todos amigos que passaram o final de semana em São Luiz do Purunã e voltavam para Curitiba. Ninguém quis gravar entrevista, mas um dos passageiros disse à reportagem da Banda B que o motorista cochilou ao volante e, por isso, o carro capotou diversas vezes.
Segundo o socorrista Coelho, todos os ocupantes estavam conscientes, caminhando e sem risco de morte. “Apenas uma das passageiras sofreu um corte na cabeça. Todos praticamente sem ferimentos apesar da gravidade do acidente. Eles atravessaram todas as pistas da BR-277 nos dois sentidos enquanto o carro capotava”, disse o socorrista.

E O SAMPAIO FOI GUERREIRO...

A Bolívia no Aeroporto
E ganhou mesmo... Valeu, Bolívia!... Torcida do Sampaio vai ao aeroporto para receber o time após vitória no RJ...  Valeu! Parabéns, Bolívia!

Tô Indo... 

Tô indo, gente! Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca