segunda-feira, 5 de março de 2018

São João Batista, uma terra de porto abandonado


Hélcio Silva

(05 / 03 / 2018)

Direto da Ilha de Upaon-Açu


Antes de iniciar esse arrazoado, fui ao quintal ver meu pé de boldo que me serve de chazinho quando meu fígado fica irritado com a política dos maus.

Ah!... Também vou de camomila para controlar a revolta dos nervos quando leem as notícias sobre violência...

Não sabiam? Os meus nervos fazem leitura: aprenderam a ler na velha carta de ABC... 

Vez por outra - e algumas vezes assim é - , quando a camomila se torna ineficiente; aí, Ouço Deus!

É aquela velha mania de só buscarmos Deus nas dificuldades maiores, quando deveria ser “buscar Deus sempre”.

Na última vez que conversei com o amigo Pedro Gomes, estudioso ambientalista e pesquisador das coisas políticas do Maranhão, falamos demoradamente sobre os municípios da baixada maranhense. A conversa foi na casa do Pedro. Fizemos uma trilha de Viana a São Bento... A conversa parecia caminhada de índio de pé no chão, sentindo a terra e o cheiro do vento!

Viana, Penalva, Matinha, Olinda, São João Batista, São Vicente, Cajapió e São bento entraram na nossa língua...

Fizemos, realmente, uma longa caminhada de índio...

E o Porto da Raposa não deixou de entrar na conversa... E ainda falamos muito da dinheirama que chega para os municípios da baixada...

Deixei o Pedro e as suas pesquisas!

Caminhei de volta para casa, lembrando dos tempos bons da Ilha de Upaon-Açu, quando cá estive, em outra existência, como índio guerreiro da praia do jenipapeiro; de onde vi de longe a chegada das tropas de Daniel e de Charles des Vaux, que pensaram fundar aqui um território francês.

Porém, hoje, estou em outros tempos!

Cheguei ao Planalto do Anil II, onde moro... Vontade de ler!

Abro meus arquivos de leitura e revejo “Esperança e abandono em São João Batista”, artigo do amigo Luiz Figueiredo, publicado aqui no meu blog no dia 20 de fevereiro deste ano (2018).

E Luiz começa assim: “Há algum tempo escrevi um artigo intitulado “São João Batista, terra da esperança”, mas infelizmente hoje já não tenho a mesma convicção e o mesmo otimismo em relação ao progresso e desenvolvimento econômico e social desta terra de tantos filhos ilustres, muitos ocupando cargos importantes na administração pública e empresarial".

Faz um tempão que ando de visita a São João Batista (Há mais de 30 anos!...)

- Um tempinho que não vou lá / hora dessas, chego por lá –

A nossa curiosidade é uma diligência permanente pela busca... Tirando “falar mal da vida alheia”, curiosidade é uma ciência: sem curiosidade não existiria a alavanca da pesquisa.

Pois estou curioso! Quero ler “São João Batista, terra da esperança”, do mesmo escritor Luiz Fgueiredo... Ele citou, porém, não mandou o artigo. Desejo ler!

Sou um aguçado pela pesquisa: cavo fundo!

Às vezes sou assaltado por muitas informações e até cobrado para publicar... Vejam, por exemplo:

Os últimos prefeitos de São João Batista nada fizeram pelo município...

Ué! Não fizeram?

Querem ver uma pequena lista de “notáveis” que pouco - ou nada - fizeram pela cidade? 

Pois "taqui" , logo abaixo:

Zequinha Soares (por mais de uma vez eleito), Tonho Figueiredo, Eduardo Dominici (filho do João: atual prefeito), Amarildo, Junior de Fabrício... Ufia!... Ainda tem mais?

Agora tem o João!... Vamos aguardar!

Uma obra importante e esquecida pelos governantes de São João é o Porto da Raposa. 

Totalmente abandonado!... Nem a estrada foi asfaltada...

Ainda vou escrever sobre o Porto da Raposa... 

E até vou afirmar, hoje, que São João é a terra que tem porto e não tem; porque abandonado é como se não tivesse.

Reproduzo aqui no blog, hoje, nesta segunda-feira, para melhor entendimento futuro, uma notícia sobre um debate na Assembleia Legislativa do Maranhão a respeito do Porto da Raposa.

O debate ocorreu em setembro de 2015.

Peço que leiam o texto abaixo sobre o assunto. Vamos ler, sem a velha preguiça... Leiam:

Edson Araújo pede restauração da estrada da Raposa no município de São João Batista



Da Agência Assembleia - 14/09/2015

O deputado Edson Araújo (PSL) apresentou à Mesa Diretora a Indicação nº 778/15 pedindo que seja encaminhado expediente ao governador Flávio Dino, bem como ao secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, solicitando providências no sentido de que seja viabilizada, em caráter de urgência, a restauração com asfaltamento da estrada que liga a sede do município de São João Batista ao Porto da Raposa, atualmente desativado, por falta de infraestrutura.

Em sua solicitação, Edson Araújo explica que o Porto da Raposa, situado no município de São João Batista, sempre foi considerado um porto marítimo de grande relevância para a Baixada Maranhense, servindo como base para escoamento da produção agrícola (agricultura familiar) e pecuária (animais de grande e pequeno porte) do município e de vários outros como São  Bento, São  Vicente  de  Férrer,  Cajapió  e  Matinha ,  para  a  capital maranhense, isto até os anos 90, servindo também de acesso para o transporte  de passageiros,  considerando  que as  estradas  que ligam  as MA-014 e 135 eram intrafegáveis, principalmente no período invernoso.

O deputado acrescenta que este Porto possui um grande potencial natural tanto para a piscicultura e a carcinicultura, quanto para o turismo, em conformidade com  o  levantamento  feito  no  período  2013/2014,  pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), em parceria com  o Ministério da Pesca  e Aquicultura,  haja  vista  que possui  uma  vasta  extensão territorial  de  16  mil  km  de tesos  naturais.

“É importante ressaltar que esse porto já foi aporte para atração de embarcações de pequeno e grande porte - barco a vela e lanchas como Nova Estrela, Santa Maria, Praiano e várias outras lanchas, servindo também como modalidade marítimo costeiro para o transporte de mercadorias que potencializam o comércio local e regional”, afirma Edson Araújo.

Ele assinala ainda que a recuperação desta estrada é objeto de reiteradas solicitações da população formalizadas pelo presidente da Colônia de Pescadores Z–63 do município de São João Batista, Luís Sérgio Costa Castro.

“Desse modo, o povo joanino aguarda com muita ansiedade o asfaltamento dessa estrada, que beneficiará a população de 19.920 habitantes do município, investimento estrutural de interesse coletivo, ação promovedora de desenvolvimento socioeconômico, condições básicas indispensáveis à melhoria da qualidade de vida e inclusão social dos habitantes”, afirma o deputado Edson Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca