terça-feira, 22 de maio de 2018

Nova adutora do Sistema Italuís começa a funcionar para reforçar abastecimento de água



A nova adutora do Sistema Italuís já está em operação. A conclusão da interligação foi feita com sucesso na madrugada do último sábado (19). Em um primeiro momento, o abastecimento para 600 mil pessoas em São Luís voltou a ser feito pela antiga adutora, como previsto. Depois, após os procedimentos necessários, a nova entrou em operação.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), o ganho com a nova adutora será de 30% no abastecimento para os 159 bairros atendidos pelo Italuís.

Para fazer a interligação da nova adutora, foi preciso interromper o abastecimento entre os últimos dias 16 e 19. Agora, a previsão é que o morador passe a sentir melhoras no fornecimento de água.

A complexidade da obra envolveu a substituição de 20 quilômetros de tubulação na região do Campo de Perizes.

Com uma estrutura mais resistente, a nova adutora vai evitar os rompimentos frequentes que causam interrupções no abastecimento da cidade.

Ela foi construída com estrutura de aço de 1.400 milímetros – diferentemente da antiga, construída em ferro fundido de 1.200 milímetros e com boa parte da estrutura já degradada.

Como parte da obra, também foi feita a implantação de ponte de sustentação. A ponte tem 110 metros de comprimento, 16 metros de altura e pesa 350 toneladas.
Foi feita ainda a elevação da estrutura da adutora, evitando contato da tubulação com estuário de cunha salina (um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar), comum na área.

A nova adutora conta também com novos mecanismos para manutenção, que permitem reparos na estrutura.

Caminho da água
Antes de chegar a São Luís, a água percorre um longo caminho. A água é captada no Rio Itapecuru, logo após a cidade de Bacabeira. Depois, ela é tratada em estação própria. Em seguida, percorre a adutora, que fica às margens da BR-135, até a câmara de transição situada no bairro do Tirirical.

Só depois de tudo isso a água é distribuída para os reservatórios nos bairros da capital.

O Novo Italuís em números

População beneficiada: 600 mil pessoas

Aumento de vazão para São Luís: 35% a mais em relação à antiga adutora

Distribuição: 500 litros a mais por segundo

Extensão da obra: 20 km de instalação de nova tubulação de aço em substituição à antiga, de aço

Vida útil da nova tubulação: pelo menos 40 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca