terça-feira, 22 de maio de 2018

PF investiga associação criminosa no interior de SP


Sorocaba/SP - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22/5) a Operação Aquiles, com o objetivo de desarticular associação criminosa voltada para fraudes previdenciárias. Estão sendo cumpridos 17 mandados de buscas, sendo dois deles com prisão temporária decretada por cinco dias, em decisão expedida pela 1ª. Vara Federal de Sorocaba. Os mandados serão cumpridos na região de Sorocaba (11), Campinas (3) e Camboriú (1).

As investigações tiveram origem na Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária, que, após análise e cruzamento de várias informações, produziu uma série de indícios de fraudes e identificação de seus respectivos autores. Tais fraudes consistiam na criação de vínculos empregatícios fictícios e extemporâneos com empresas inativas, via transmissão de dados pelo sistema "GFIP-WEB", para fins de obtenção de benefícios previdenciários.

Durante as investigações realizadas com apoio do COINP/SPREV/MF, foi apurado um rombo de mais de R$ 3 milhões aos cofres da previdência e que os prejuízos futuros poderiam chegar a aproximadamente R$ 5 milhões, considerando a atual expectativa média de vida do cidadão brasileiro.

O nome da operação decorre do fato de que os fraudadores se utilizavam do ponto frágil dos sistemas informatizados do órgão previdenciário para perpetrar as fraudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca